Entre as mais diversas
linguagens utilizadas no processo ensino-aprendizagem, podemos destacar também
a reprodução de filmes e músicas na sala de aula para colaborar com o
aprendizado dos alunos, facilitando a assimilação dos conteúdos.
Particularmente no ensino
da disciplina História, o trabalho pedagógico vem sempre explorando esses
recursos durante todas as etapas do aprendizado. Desde o início, na
alfabetização até a formação acadêmica, a indicação e/ou a utilização de
produções cinematográficas e musicais é sempre uma ferramenta importante na
condução de um trabalho docente. Em alguns casos, esses recursos são utilizados
também como elemento disciplinador, pois conseguem atrair melhor a atenção de
alguns alunos, melhorando portanto uma participação efetiva desses alunos,
durante as aulas. Obviamente que, o profissional docente deve atentar para que
esses recursos sejam apenas ferramentas auxiliares nas usas metodologias e não
o elemento principal no seu trabalho no ambiente escolar.
Vejamos especificamente
as principais virtudes desses recursos no processo ensino-aprendizagem:
Filmes: Utilizando
sempre roteiros que enfatizem um tema relacionado com os conteúdos que estejam
sendo estudados, um filme pode proporcionar observações que forneçam elementos
interessantes, através de imagens, textos (escritos ou falados), hábitos e
comportamentos dos personagens, além das características naturais dos locais
utilizados como cenários.
Portanto, a filmografia
é sem dúvida um recurso de grande utilidade para os docentes e discentes da
disciplina História, em todos os níveis do aprendizado.
A CONQUISTA DO PARAISO
- O contexto histórico central é a expansão ultramarina liderada por Portugal e
Espanha entre os séculos XV e XVI, constituindo-se em um dos principais acontecimentos
na passagem da Idade Média para Idade Moderna.
CARLOTA JOAQUINA - Esse
filme retrata a transferência da família real portuguesa para o Brasil em 1808
e a crise do sistema colonial, motivado pela abertura dos portos brasileiros
para outras nações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário